quinta-feira, 16 de abril de 2009

CHAT(EAÇÃO) COM MAIS UM CONSUMIDOR DECEPCIONADO

Recebi por e-mail de mais um consumidor indignado, depreciado e decepcionado com a HP, empresa(inha) sem vergonha, segue chat na integra e minhas observações no final:

Fernando Bellinassi da Silva : Wireless não reconhece, video não aparece e sistema operacional não carrega problema de superaquecimento por problema de fabricação
[Um agente atenderá você em breve.]
[Você está conversando com Patrick .]
Patrick : Boa Tarde.
Fernando Bellinassi da Silva : Boa tarde Patrick
Patrick : Obrigado por entrar em contato com o Suporte via Chat HP, meu nome é Patrick. O número desta sessão é: 755906, válido somente para o suporte via Chat.
Durante o atendimento farei algumas perguntas, podemos prosseguir?

Fernando Bellinassi da Silva : podemos
Patrick : Sr. Fernando, o modelo do seu equipamento é um dv6225us, com o windows xp, certo?
Fernando Bellinassi da Silva : certo
Patrick : Sr. Fernando, apresentam vários problemas com seu equipamento, um deles é o reconhecimento da rede wireless e o superaquecimento, certo?
Fernando Bellinassi da Silva : certo
Fernando Bellinassi da Silva : mas o maior deles é que agora não carrega ou quando carrega o video não abre
Patrick : Sr. Fernando, está certo, consegue ter acesso a bios?
Fernando Bellinassi da Silva : nao
Patrick : O equipamento não liga mais de forma alguma?
Fernando Bellinassi da Silva : os leds ascendem, ontem eu consegui ligá-lo porém hoje não ligou de jeito nenhum, os leds ascendem, mas não carrega ou quando carrega o video nao liga
Patrick : Correto, mas nem a bios consegue ter acesso?
Fernando Bellinassi da Silva : nao
Patrick : Chegou a adicionar algum hardware no seu equipamento?
Fernando Bellinassi da Silva : nenhum
Patrick : Certo, possui as mídias de restauração de sistemas?
Fernando Bellinassi da Silva : possuo
Fernando Bellinassi da Silva : ja tentei mas não da boot
Patrick : Bom, o equipamento apresenta mesmo dificuldades no hardware, já houve um contato com o país de origem do seu equipamento?
Fernando Bellinassi da Silva : já sim, por email fui atendido e quando questionei do problema de fabricação que a propria HP alertou em seu site ele me recomendou procurar vcs aqui para que possam dar jeito neste caso
Patrick : Compreendo, mas este modelo é importado, somente redirecionamos para o país de origem, no caso, os Estados Unidos, pode ter acontecido um equívoco da parte deles.
Fernando Bellinassi da Silva : bom isso eu não sei, só sei que como cliente me senti lesado ao ver que não só o meu mas vários produtos da HP estão com mesmo problema, e que a HP sendo a multinacional da importancia que é, deveria solucionar esse tipo de problema afinal é uma falha de vcs e nãoo minha.
Patrick : Imagino a frustação, estou verificando algumas informações, por favor, aguarde um momento.
Fernando Bellinassi da Silva : ok
Patrick : Sr. Fernando, peço desculpas pela demora e agradeço por ter aguardado, estive verificando algumas informações...
Patrick : Sr. Fernando, não temos como inidicar um dos nossos canais autorizados no Brasil, qual é a data de compra do seu equipamento?
Fernando Bellinassi da Silva : julho de 2007
Fernando Bellinassi da Silva : estando no prazo de 2 anos que a hp indicou no site
Patrick : Correto, neste caso, peço que entre em contato com o país de origem e informe a situação do seu equipamento, como informei, infelizmente, não podemos indicar um dos nossos canais autorizados no Brasil, é preciso entrar em contato com o suporte HP do país de origem, acessando:http://welcome.hp.com/country/us/en/wwcontact.html.
Fernando Bellinassi da Silva : veja bem
Fernando Bellinassi da Silva : ja entrei em contato com HP brasil por telefone
Fernando Bellinassi da Silva : que me indicou a HP de la
Fernando Bellinassi da Silva : que me retornou aqui
Fernando Bellinassi da Silva : ou seja cada vez mais esse empurra empurra, se eu não sair desse chat com uma resposta que me convença serei obrigado a procurar meus direitos judicialmente ou através de algum orgao como o procon por exemplo
Fernando Bellinassi da Silva : provas das conversas ja tenho tanto daqui qto de la
Fernando Bellinassi da Silva : e nao entendo isso de hp brasil hp americana, nao é tuido HP/?
Patrick : Compreendo, mas não temos como indicar um dos canais autorizados aqui no Brasil.
Fernando Bellinassi da Silva : por qual motivo?
Patrick : Sr. Fernando, seu produto HP será reparado somente no país no qual foi comercializado. Se você estiver fora do país de onde o produto foi comercializado, é possível ser necessário que você envie o produto sob sua responsábilidade e custo para um centro de reparo autorizado.
Patrick : Sr. Fernando, para esclarecer essas e outras dúvidas referente a garantia de seu equipamento, verifique o "Termo de Garantia Limitada" que acompanhou o equipamento.
Fernando Bellinassi da Silva : ah claro, a HP fabrica um produto com problema e eu alem de tudo tenho que pagar pra enviar o produto
Fernando Bellinassi da Silva : otimo
Patrick : Disponibilizamos a garantia extendida para os equipamento que estão com problemas de série, não sei por qual motivo, que os agentes americanos, não receberão o seu equipamento, mas sim existe garantia para o seu modelo.
Fernando Bellinassi da Silva : se existe garantia para o meu produto qual problema em a HP do brasil proceder esse reparo?
Patrick : Não podemos fornecer o reparo para este produto, pois não foi introduzido em nosso banco de dados, sendo comercializado no Estados Unidos. Cumprimos com a garantia aqui no Brasil, mas para os equipamentos importados, somente redirecionamos para o país de origem.
Fernando Bellinassi da Silva : mas no Termo de Garantia Limitada não diz isto. Assim sendo tenho direito sob lei de ter meu produto garantido pela empresa de minha localidade estou errado?
Patrick : Sr. Fernando, sendo que o modelo em questão seja fabricado no país.
Fernando Bellinassi da Silva : então me diz em qual lugar do Termo de Garantia está explícito isto por favor
Fernando Bellinassi da Silva : porque eu não encontrei
Patrick : Sr. Fernando, possui o termo de garantia?
Fernando Bellinassi da Silva : claro
Patrick : Sr. Fernando, estás informações estão neste termo de garantia.
Fernando Bellinassi da Silva : p
Fernando Bellinassi da Silva : não estão
Fernando Bellinassi da Silva : me diga em qual lugar pois não achei estas informações no termo de garantia
Fernando Bellinassi da Silva : ...?
Patrick : Sr. Fernando, pelas as informações que tenho, por causa da política da empresa da HP Brasil, os modelos importados, somente serão reparados no país de origem, assim acredito que seja a mesma política em todos os países.
Fernando Bellinassi da Silva : no meu termo de garantia não tem essa informação, me diga onde tem essa informação no termo de garantia que eu desisto.
Patrick : Sr. Fernando, verifique o termo de garantia, informa não com estas palavras, mas tem o direito de receber o reparo no país de origem.
Fernando Bellinassi da Silva : estou com ele em mãos me diga onde que eu concordo com vc, caso contrario não concordo, não tem eu estou lendo e não encontrei
Patrick : Depende do manual, os manuais são diferentes de equipamento para equipamento, a política da HP, se refere em honra a garantia mas no país de origem, pode não estar escrito com estas palavras, mas o processo é este que informei ao senhor.
Fernando Bellinassi da Silva : a quer dizer que a mesma hp tem diferentes processos de atendimentos?
Fernando Bellinassi da Silva : bom ja vi que isto nao vai levar a nada... ja tenho os dados que preciso pra procurar meus direitos e assim o farei, obrigado 
Patrick : Compreendo, posso lhe ajudar em algo mais?
Patrick : Podemos considerar seu caso como encerrado?
Fernando Bellinassi da Silva : Imagino que se a HP não é ccapaz de me ajudar a resolver um problema que ela mesmo criou como podera me ajudar em algo mais... mas não, nao podem considerar meu caso encerrado. Não estou contente com o atendimento e devido a isto estou partindo par aum meio judicial, ou voces irão resolver meu problema???
Patrick : Sr. Fernando, passei as informações necessárias, terá o direito para o reparo, mas somente no país de origem, não temos um canal autorizado para solicitar o reparo do seu equipamento.
Fernando Bellinassi da Silva : ... ate mais.. ams deixo aqui meu descontentamento.
Patrick : Está certo, seu caso estará pendente em nosso sistema, caso tenha alguma dúvida retorne o contato para obter mais informações.
Patrick : Sr. Fernando, agradecemos sua opção pelo suporte técnico via chat.
O serviço de suporte técnico via chat da HP é resultado de inúmeras sugestões recebidas dos nossos clientes.
Para salvar o histórico desta conversa, clique em "Salvar Chat".

Patrick : Tenha uma boa noite.

Mais uma vez é substimada a inteligência do consumidor, mais do que isso, substimado a percepção da falta de comprometimento da empresa (por meio de seus funcionários) com o cliente seja ele consumidor de qualquer componente que leve a marca, já que HP nada mais é do que isso, seus notebooks são totalmente terceirizados, produzidos em 3 ou 4 localidades no mundo por uma empresa chamada FLEXTRONICS (qualquer semelhança fisica das imagens do site aos produtos vendidos, não é mera coincidência http://www.flextronics.com/en/MarketSegments/Computing/tabid/79/Default.aspx), assim a essência em busca do crescimento desenfreado leva empresas com a HP a viver de curvas de consumo com altos e baixos, simplesmente porque não conseguem desenvolver um produto durável que estimule a recompra pela marca e isso deveria ser pensado principalmente em mercados com potencial de crescimento.

O modelo capitalista de consumo com obsolescência programada, simplesmente descarta o fator recompra (ou reconsumo da marca), manutenção de clientes (com bom ou ótimo atendimento), produção independente (e não terceirização como é feita em escala).

Nesse chat observa-se que o consumidor é uma bolinha de ping-pong, tomando raquetadas por pessoas despreparadas em filosofia e conhecimento para atende-lo.

Não preciso dizer duas vezes, que meu notebook vou guardar por mais uma década, para que então vire peça de museu de uma marca falida!

5 comentários:

Rodrigo R disse...

Você esta errado.

O produto é importado, logo, a HP Brasil não tem como dar assistência. Isso acontece com os video games XBOX360 e Playstation 3, que mesmo sendo vendido aqui, por importadores, não possuem assistência técnica por serem importados, ao acabar a garantia da loja, se der defeito, é jogar no lixo, pois não tem conserto.

Não existe um meio legal que faça a empresa nacional consertar algo que não foi ela que produziu e vendeu.

A HP realmente é uma multinacional, porém, se o produto é nacional, pela lei, ele tem que prestar assistência, se for importando, mesmo sendo HP, a Lei não determina que tem que ter conserto no Brasil, você comprou por sua conta e risco.

Vivemos em um pais democrático, regido por leis, antes de se comprar qualquer coisa, tem que se saber do pós compra para não se arrepender depois.

No Mercadolivre vejo centenas de pessoas comprando notebooks com garantia de 6 meses, e são de importador ! Quando der defeito, todos descobrirão que terão o mesmo problema que o seu, a falta de assistência aqui no Brasil, vai tudo pro lixo.

O erro, infelizmente, foi seu, por não ter se informado dos problemas que podería ter se o produto oferecesse defeito. Nesse seu caso, o ditado 'o barato saiu caro' faz valer.

Não entenda minha postagem errada, ou que por não concordar com você, não entenda o que você esta reclamando, pois também concordo que se a HP vende algo no mundo, logo ela tem que consertar, indiferente de onde seja, porém, na prática, nossa lei, diz que, produtos importados, sem representação nacional (um escritório que importe e venda), ela não é obrigado a prestar assistencia.

Notebooks HP produzidos no Brasil possuem assistência pois foram fabricados aqui, o que vem de fora, e não exista algum escritório legalmente responsável pela aquela importação, não tem que dar assistência. Só mandando pros EUA, por sua conta, para ter o conserto, a realidade é essa.

Rodrigo R disse...

Em resumo, o que eu disse, e espero que você leia e entenda, é que, para o judiciário Brasileiro, o que não é vendido aqui, "não existe", logo, não tem a obrigação legal de prestar assistência técnica. Você só comprou esse aparelho, pois alguém, de alguma forma, importou o mesmo, se pagou ou não impostos, não vamos levar ao caso agora, então, legalmente falando, esse aparelho não existe para o judiciário brasileiro.

Eu compro as peças do meu computador, todas, por importador, se um dia der defeito, eu tenho a conciência que eu tenho que jogar tudo fora e comprar novo, pois não terá conserto, já que além de não se rproduzido aqui no brasil, não tem nota fiscal, não tem garantia legal.

É questão jurídica, não é a HP que quer fazer pouco caso de você. Sou consumidor tanto quanto você, moro no Rio de Janeiro, porém eu sei que, se mandar alguém trazer algo para mim que só venda nos EUA, durante uma viagem, aquele produto, se aparecer algum defeito, eu vou ter que pagar todas as taxas de envio para tentar consertar ou simplesmente, comprar outro novo.

Anônimo disse...

Eu iria complementar, mas o nosso amigo Rodrigo disse tudo.

Pega o seu notebook contrabandiado, atravessa o deserto mexicano e repare o seu equipamento na Zé Store que você comprou nos EUA.

Anônimo disse...

ACONTECEU COMIGO COM EQUIPAMENTO COMPRADO AQUI NO BRASIL:

ACONTECEU COM A MAIORIA DESSES MODELOS DE NOTEBOOK,,, ESSE CHIP DA NVIDIA É UMA BOSTA,,, EQUIPAMENTO DA HP É UMA PORCARIA,,,

ELES SIMPLESMENTE SE RECUSARAM A CONSERTAR E INFORMARAM QUE A GARANTIA É DE UM ANO SOMENTE,,,

PORTANTO A HP NÃO É TÃO "LEGAL" ASSIM,,,
ENTREI COM UM PROCESSO E ACREDITO QUE VOU GANHAR POIS,,, ESTÁ MAIS QUE COMPROVADO QUE É UM EQUIPAMENTO COM DEFEITO DE SÉRIE,,,

iQue disse...

Bom afim de posiciona-los a HP do Brasil não fabrica nada em território brasileiro, a fabrica terceirizada que monta para essa marca, apenas pega componentes oriundos da China, adicionando uma porcentagem minima de produtos que não requerem inteligência para produzir como teclado(plástico moldado), letras(sistema de impressão) e etc.

Inocente e retardado é o brasileiro que elege pt e psdb para segundo turno, achando que o mundo é perfeito porque ainda não conheceram a realidade. E tão pouco possuem noção do mundo vivendo suas respectivas vida baseadas na lei de gerson!