terça-feira, 25 de agosto de 2009

Apple confirma o inacreditável: chips NVIDIA dos MacBooks Pro têm falhas; extensão de garantia à vista

Enquanto isso a HP continua se fazendo de peixe morto e deixa os milhões de equipamentos comercializados por ela, por ai, ao relento! Como se o problema fosse inteiramente de um terceiro e não dela, que constrói o projeto e produz em larga escala o produto final!

Por essas e outras, que estou me desfazendo em definitivo da HP, vou optar pela Apple e por empresas que realmente concedam garantia mundial de seus produtos!!!



Apple confirma o inacreditável: chips NVIDIA dos MacBooks Pro têm falhas; extensão de garantia à vista

Fomos alertados há algum tempo por um de nossos leitores, o Flavio Ramos, sobre o anúncio da NVIDIA de que seus chips G84 e G86 (das placas de vídeo GeForce 8400 e 8600, incluindo a série M presente nos MacBooks Pro) estariam com um defeito cuja única solução é de deixar qualquer um bastante assustado e decepcionado: esperar que queimem.

NVIDIA - abacaxi também para a Maçã

NVIDIA - abacaxi também para a Maçã

O primeiro site de notícias que se atreveu a tornar isso público foi The Inquirer, de uma maneira algo sensacionalista para uma notícia inicial, porém acertando em cheio nas previsões. Pouco depois do anúncio da NVIDIA, Dell e HP lançaram patches para tentar maquiar o problema, em uma atualização que aumentava a velocidade de giro dos ventiladores das GPUs (Graphic Processing Units, unidades de processamento gráfico) para tentar reduzir as chances de defeito por superaquecimento. Claro que isso foi considerado um absurdo, pois além de varrer o problema para debaixo do tapete, aumentava o desgaste da ventoinha, da bateria do computador e do sistema em geral.

Alguns links divulgavam a notícia, mas sempre utilizando o primeiro site como fonte, sem nenhum anúncio realmente oficial e explicativo da NVIDIA, em uma atitude covarde por parte da companhia, enquanto as outras empresas de informática começaram a se preocupar em investigar se realmente o defeito procedia. A Lenovo saiu na frente, mas por algum tempo o assunto ficou suspenso no ar. Alguns MacBooks Pro começaram a apresentar problemas gráficos, e aproveito para citar um exemplo que vi hoje, de uma unidade de 17 polegadas que foi para o serviço técnico de onde trabalho, teve o monitor trocado, e claro, voltou com o mesmo sintoma: tela piscando e às vezes nem acendendo, de maneira intermitente — ou seja, havia momentos que o computador apresentava imagem na tela. Se o seu está se comportando de maneira parecida, continue lendo.

Demoramos em dar a notícia, sim, porque queríamos ter certeza do alerta que iríamos fazer sobre esse assunto. Certeza que veio esta manhã, com o anúncio oficial do suporte da Apple, e oAppleInsider tratou de apresentá-lo pouco depois. Tudo por causa de um componente falho usado na fabricação dos processadores gráficos… Pergunto-me, no meio de toda essa crise capitalista mundial, quão caro não sairá essa brincadeira à NVIDIA e todos os seus clientes fabricantes de computadores.

Na Macworld, há outros comentários sobre os supostos modelos afetados e como a Apple resolverá isso. Se você é uma das vítimas — acho que posso deixar de usar aspas aqui, dada a gravidade do tema — dos chips NVIDIA defeituosos, com seu MacBook Pro dando sintomas de que deixará de funcionar por culpa do vídeo, entre em contato com o suporte telefônico da Apple ou leve seu notebook a um Serviço Técnico Autorizado Apple para avaliação do problema.

A empresa de Cupertino garante que nenhum cliente sairá lesado desse que pode ser um dos recalls mais caros da história da informática. Entretanto, a Apple ainda avisa que só os clientes que possuam notebooks com os sintomas típicos desse problema entrem em contato.

Pior é ler uma das primeiras respostas públicas da NVIDIA aos clientes, em relação ao assunto, comentando que “é muito improvável que seu produto seja afetado”. Finalmente a Apple tomou alguma atitude, mais sensata que a da fabricante de processadores gráficos e placas de vídeo.

2 comentários:

Eduardo disse...

Em resumo, NENHUMA dessas empresas de projeto virtual e fabricação na China merece crédito. Não sei como os idiotas que usam Apple ainda ficam nessa posição de "morte aos PCs!"; depois de ter um, posso constatar por experiência própria, e pela amostragem de reclamções da Apple mundo afora: O HARDWARE DA APPLE NÃO TEM NADA DE MAIS QUE OS OUTROS, É FABRICADO NA CHINA, E SORTE SUA SE O SEU NÃO PIFOU, PORQUE VAI. Esta é uma certeza estatística. Porque pagar O DOBRO por um equipamento que faz A MESMA COISA pela metade do preço? Estou falando aqui de profissionais, gente que depende da máquina pra trabalhar. Se uma peça do seu Apple pifa e o impede de ligar, boa sorte. Conte com no mínimo 3 semanas (pra mais) esperando por preço.
Preço das peças? Um assalto à mâo limpa. Por exemplo, o gravador/leitor de DVD (que ele chamam de SuperDrive, uma piada) abre o bico com menos de 100 discos gravados. Preço do reparo:
R$ 640. SEISCENTOS E QUARENTA REAIS. Fora a mão de obra, uns R$120/hora. CENTO E VINTE REAIS POR HORA. Se eu ganhasse isso de salário tava rico.
Solução? Ebay. Em 20 minutos acho um drive extamente igual, com impostos de 70% e frete, chegou na porta da minha casa em 12 dias, por R$ 360. Este é o tipo de atendimento que o "melhor PC do mundo" lhe dá.

iQue disse...

Eduardo o justo medo da apple é pelo sistema operacional, agora operante em ambiente intel.

Eu vou tentar me desfazer do meu hp por menos da metade do prejuízo que ele me deu para comprar um apple, orientado pelo atendimento que a mesma possui.

Atualmente utilizo um sony vaio e não o deixarei, até porque o apple vem para uma aplicação especifica de edição de video e imagem.